terça-feira, 15 de abril de 2008

Piscicultura Marinha II: Reprodução, Incubação e Larvicultura

Ao falar sobre as etapas de produção do cultivo de espécies de peixes marinhos, pode-se começar pelo classificação dos sistemas de cultivo a partir do seu uso da água. Existem três sistemas:

Sistema Aberto: Em regiões com abundância de água de boa qualidade, onde esta passa pelo sistema e é devolvida á natureza, não ocorrendo o reuso.

Sistema Semi-fechado: Sistema no qual a água é substituída em intervalos regulares, mas é pelo menos parcialmente recirculada.

Sistema Fechado ou de Recirculação: O sistema recircula e recondiciona a água, fazendo-a passar por uma série de tratamentos para restaurar a sua qualidade (Cerqueira, V.R., 2004).
Segundo Tucker e Jory (1991), são quatro as maneiras de se obter ovos de peixes marinhos:
- Fertilização artificial de gametas coletados de adultos selvagens maduros;
- Fertilização artificial com gametas de adultos selvagens ou cultivados, induzidos hormonalmente a ovular;
- Fertilização natural de adultos selvagens ou cultivados, manidos em cativeiro e induzidos com hormônio;
- Fertilização natural de adultos selvagens ou cultivados, mantidos em cativeiro, sem tratamento hormonal;
A indução ambiental é de grande importância para conseguir desovas naturais em laboratório, sendo que a alimentação, o local da desova e a qualidade de água são fatores essenciais e que podem variar de acordo com cada espécie (Harvey e Carolsfeld, 1993).
Já a indução hormonal é feita através da administração de compostos naturais ou sintéticos, aplicados via injeção (intra-muscular ou intra- peritonial), via oral (no alimento) ou implantação de uma cápsula ou pellet no animal.

Vale lembrar que para a indução hormonal ser bem sucedida os peixes devem estar num grau de desenvolvimento gonadal adequado, podendo-se fazer uso da técnica de canulação para verificar dos gametas.
Processo de canulação (Sanches, E.G., 2006)

A fertilização dos ovos pode ser feita de duas formas:
- Natural: Macho e fêmea são deixados dentro de tanques para desovarem e depois os ovos são retirados através de telas nas saídas de água.
- Artificial: Também chamada de extrusão, os gametas são retirados através de uma massagem abdominal e colocados em recipientes distintos. Só depois de misturar os óvulos com o sêmen é adicionado um pouco de água para ativar os espermatozóides. (Vídeo)




Na fase de incubação é importante monitar os parâmetros físico-químicos da água, mantendo o oxigênio sempre perto da saturação, e respeitando as faixas ideais para cada espécie.


A incubadora a ser usada varia de acordo com o tipo de ovo da espécie:
* Incubadoras Cilindro-cônicas: Ovos pelágicos, pequenos e livres, mas também para demersais sem a camada adesiva.
* Incubadoras de Bandeja: Ovos demersais, que por serem maiores e pesados ficam no fundo das bandejas (Cerqueira, V.R., 2004).

Etapas do desenvolvimento do Linguado (Paralichthys orbignyanus). (Cerqueira, V.R., 2005)



A maior mortalidade do processo ocorre no inicio da larvicultura, quando as larvas abrem boca, começam a se alimentar exogenamente e necessitam de um alimento de alta qualidade e em grande quantidade.

A medida que as larvas crescem, torna-se mais parecidas com a forma adulta e em alguns meses (variando de acordo com a espécies) ela se torna um juvenil ou alevino, e já pode ser mandada para a engorda.

Bibliografia:
- Cerqueira, V.R., Aqüicultura e Experiências Brasileiras. Cap. XV, Multitarefa editora, Florianópolis, SC, 2004.
- Cerqueira, V.R., Egg development of Paralichthys orbignyanus (Valenciennes, 1839). Brasilian Archives of Biology and Technology, vol. 48, n. 3 : pp.459-465; Maio, 2005.
- Harvey, B., Carolsfeld, J. Induced breeding in tropical fish culture. Ottawa: International Development Research Centre, 1993. 144 p.
- Sanches, E.G., Boas perspectivas para o cultivo de Garoupas, Meros e Badejos no Brasil. Panorama da Aqüicultura, pg. 44-48, janeiro/fevereiro 2006.
- Tucker Jr., J.W., Jory, D. E. Marine fish culture in he Caribbean region. World Aquaculture, 22 (1): 10-27, 1991.

--------------------------------------------------------------

Amanhã: Piscicultura Marinha III: Engorda

Como o post ficou muito externo preferi dividi-lo em dois e deixar a parte da engorda para amanhã!

Dúvidas e/ou maiores informações -> marchese_freire@hotmail.com


Votem na Enquete!