quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Fertilizante a base de Algas

Um fertilizante natural produzido a partir de algas marinhas é uma das novidades a disposição dos produtores que visitarão a Frutal 2008. Trata-se do Acadian, produto distribuído no nordeste pela Valeagro. O Acadian é feito à base da alga marinha Ascophyllum nodosum, uma das espécies mais pesquisadas no mundo para fins agrícolas.

Um estudo realizado pelo professor-doutor Cícero Antonio de Souza Araujo, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina- CEFET Petrolina, na região do Vale do São Francisco, comprovaram os benefícios do Acadian. “O emprego do produto no cultivo de uva contribuiu para um aumento de três toneladas por hectare”, explica Cícero.

De acordo com o pesquisador a alga ocorre apenas no Atlântico norte, mais precisamente no Canadá, em uma bacia onde existe a maior oscilação de maré do mundo. A espécie é coletada em barcos, numa época em que os pescadores nativos não podem efetuar a pesca por causa do frio. “É um serviço social interessante, que conta com o apoio do governo canadense e também dos órgãos ambientais”.

Após a coleta do material o produto segue para a fábrica onde há um cozimento e desidratação, processo conhecido como liofilização. “A planta possui determinados hormônios responsáveis pela sua sobrevivência em meio às diversas condições climáticas. As algas passam parte dessas características para plantas cultivadas gerando benefícios como a diminuição do estresse, aumentando a estabilidade e produtividade,” esclarece o professor.

Segundo o distribuidor do produto no nordeste, José Ramos da Silva, mais de 70 países do mundo conhecem os benefícios do Acadian. Ele disse ainda que 50% produtores de uva da região do Vale do São Francisco já usaram o fertilizante natural. “Esse tipo de produto só contribui para regeneração do solo, porque possui características no sentido de sua composição, que fornece alimentos para os microrganismos do solo, diferente dos produtos químicos que são agressores”.

Para Ramos, a alga é o que existe de mais eficiente na atualidade para agricultura cultivada no Brasil e no mundo. “Comercialmente o produto é utilizado há aproximadamente dois anos, só que tem mais de cinco anos de pesquisas. 100% dos consumidores que conheceram o produto têm obtido resultados agronômicos interessantes. Dados da Valeagro mostraram que houve um aumento de 48,4% na venda do produto só no ultimo mês.