segunda-feira, 31 de março de 2008

Peixe Robô

Exibidos no Aquário de Londres, os peixes robóticos de movimento autônomo apresentam um conjunto de características de peixes reais: Possuem sensores que lhes permitem evitar obstáculos, nadam com a velocidade de um atum, a aceleração de um lúcio e a habilidade de navegação de uma enguia!

O projeto levou três anos para desenvolver um robô que pudesse simular os movimentos ondulante de um peixe de verdade.

O objetivo do projeto é trazer o público para um contato mais direto com os robôs, além de aplicações práticas, como detectar falhas em instalações petrolíferas, aperfeiçoar a performace de veículos subaquáticos, etc.

sexta-feira, 14 de março de 2008

"Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação"


Organizado por Aldo da C. Rebouças, Benedito Braga e José Galizia Tundisi, o livro "Águas Doces no Brasil - Capital Ecológico, Uso e Conservação", publicado pelo primeira vez em 2000, transformou-se numa obra de referência e agora chega a sua 3ª edição, revisada e ampliada, com apresentação da então ministra do meio ambiente, Marina Silva.

O livro é composto por 23 capítulos e aborda a água doce no Brasil e no mundo, desenvolvimento sustentável, recuperação de ecossistemas, saneamento básico, agricultura e pecuária, AQUICULTURA, navegação, ecoturismo, gerenciamento de recursos hídricos e muitos outros temas pertinentes. No final de cada capítulo traz a bibliografia referente àquele assunto e o contato do autor caso existam dúvidas ou interesse por maiores informações.

Uma leitura agradável que dispensa o uso de muitos termos técnicos, mas que transmite bastante conhecimento ao seu leitor.

Aprovadíssimo!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Seminário "Cidades Costeiras Sustentáveis - Região Sul"

Bom dia!!!
Aqui em Florianópolis o dia amanheceu lindo, com uma temperatura agradável de 25°C, um céu azul claro com um sol gostoso e apenas algumas nuvens timidamente ao longe.. Pra quem mora do lado da praia que nem eu, hoje é o dia de sair de casa, tirar a preguiça, dar uma caminhada e ver o mar.


Mas afinal de contas, o que isso tudo tem a ver com o título do post???!! Aháááá, eu explico: Esta cidade como tantas outras litorâneas vêm sofrendo com o crescimento desenfreado e não planejado, causando vários problemas que no futuro talvez nem tenham mais solução. O aterramento de mangues, a construção encima de áreas de dunas, a poluição de praias, etc, são hoje em dia frequentes, mas que se continuarem a acontecer, daqui a alguns anos é provável que o início do post seja diferente...


No período de 18 a 20 de março de 2008, no Centro de Eventos Sistema Fiesc, Florianópolis/SC, vai ocorrer o Seminário "Cidades Costeiras Sustentáveis - Região Sul" ênfase no desenvolvimento e ordenamento urbano com sustentabilidade ambiental e social. O evento tem o apoio de vários órgãos, sendo o responsável o IAR - Instituto Ambiental Ratones, que inclusive oferece outros cursos gratuitos e promove alguns projetos de grande interesse para nós Aquicultores!

Uma das palestras, na quarta-feira, será ministrada pelo meu querido amigo e padrinho Paulo de Tarso, intitulada "Maricultura - Potencial e Impactos" e vale a pena conferir e se atualizar! Áh, já ia me esquecendo, as vagas são limitadas então corra pra garantir a sua inscrição!

Bom, é isso, e entrem no site do IAR porque vale a pena!

Grande beijo!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Nova Diretoria da ABEAQUI

Tomou posse a nova diretoria da ABEAQUI (Associação Brasileira dos Engenheiros de Aquicultura), em solenidade ocorrida ontem, 06/03/2008, na sede do CREA - SC.

A solenidade contou com membros da sociedade, Engenheiros de Aqüicultura, Professores e estudantes do curso de graduação da referida área, políticos e autoridades, além dos membros da nova diretoria. Elaine Valgas (RBS) foi a mestre de cerimônias.


A ABEAQUI é uma entidade de classe que representa os intereces dos Engenheiros de Aqüicultura junto aos orgãos públicos a à sociedade em geral, além de contribuir para o desenvolvimento deste ramo produtivo.

Segundo o INSTITUCIONAL do site da própria entidade, "A Associação Brasileira de Engenheiros de Aqüicultura (ABEAQUI), é uma sociedade civil sem fins econômicos, com personalidade jurídica de direito privado. Possui sede e foro na cidade de Florianópolis-SC e alguns de seus principais objetivos são:

- Defender e Coordenar os interesses profissionais e sociais dos Engenheiros de Aqüicultura.
- Representar perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses de seus associados.
- Colaborar com o poder público e entidades afins, no sentido da solidariedade social e da sustentabilidade."



A nova diretoria, uma chapa de continuidade com relação à antiga, é formada por:

Tiago Bolan Frigo - Diretor Presidente
Marco Aurélio Sacenti Diretor - Vice-Presidente
Beatriz Gomes Nunes - Diretora Secretária
Rodrigo Fronza - Diretor Secretário Adjunto
Rafael Luiz da Costa - Diretor Sócio Cultural
Tiago José da Silva - Diretor Tesoureiro
Záverson Soares Remor - Diretor Tesoureiro Adjunto
Jairo Paes Barreto - Diretor de Política Aqüicola

Seu Conselho fiscal:

Fabrício Flores Nunes
Gustavo da Cunha Salvador
Vitor de Almeida Pontinha

E suplentes:

Fábio de Farias Neves
Rafael Salum de Oliveira
Washington de Barros Adamante

Felicitações a todos que compõe essa nova gestão, e esperamos que honrem com compromisso e seriedade o voto de confiança depositado em vocês, trazendo novas realizações e maior reconhecimento a todos os profissionais da categoria.

Parabéns e abraços a todos, pois além de meus representantes vocês também são grandes amigos.

domingo, 2 de março de 2008

Almoço de domingo..

Domingo, sol, calor..
Foi assim que começou o dia aqui em Floripa e a melhor alternativa de programa sem dúvida era ir a praia. Isso me lembrou uma receita super fácil e rápida que tem tudo a ver com dias assim, onde você volta pra casa azul de fome e com uma baita vontade de comer algo realmente gostoso. E como domingo é dia de fazer aqueeele almoço, o Talharim com lula, mexilhão e camarão se encaixa muito bem!

Talharim com lula, mexilhão e camarão

Ingredientes:
- 4 lulas méias, limpas, cortadas em anéis (1kg)
- 4 colheres (sopa) azeite
- 3 tomates médios picados, sem pele e sementes
- 1 cebola média picada
- 1 cenoura média picada
- 2/3 de xícara de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
- 100g de camarão pequeno, limpo
- 100g de mexilhão sem a concha, cozido
- 500g de talharim
Salsa picada a gosto

Preparo:
1) Numa panela grande, tampada, ferva 5 litros de água com uma colher(sopa) de sal e um fio de azeite em fogo alto.
2) Numa frigideira, frite a lula no azeite, em fogo médio, por três minutos ou até começar a ficar opaca.
3) Misture o tomate à cebola, cenoura e ao vinho. Tempere a mistura com sal e pimenta e junte-a a lula na frigideira. Cozinhe por 15 minutos ou até a lula ficar macia.
4) Acrescente o camarão e o mexilhão e cozinhe por cerca de cinco minutos. Cubra e reserve.
5) Cozinhe o talharim na água fervente até deixá-lo al dente. Escorra, misture com o molho reservado e polvilhe com a salsa. Sirva em seguida.

Rende: 6 porções
Calorias: 505 por porção
Grau de dificuldade: Fácil

sábado, 1 de março de 2008

Olá, amigos.

Esta é minha primeira postagem no blog (as anteriores são de autoria da Andréa), por tanto vamos às apresentações. Meu nome é Victor e sou Engenheiro de Aqüicultura, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também formou-se a Andréa, co-autora do blog.

Este espaço que criamos tem por objetivo popularizar a atividade aos não letrados na área, divulgar notícias e eventos para os profissionais da Aqüicultura, além de promover a troca de opiniões a respeito deste assunto.

Mas o que, afinal, é Aqüicultura?

Segundo a FAO (FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS),
Aqüicultura é o cultivo de organismos aquáticos mediante a intervenção do homem no processo de criação para aumentar a produção, em operações como reprodução, estocagem, alimentação, proteção contra predadores, etc.” A atividade é, por tanto, estratégica para a segurança alimentar da população humana.

No Brasil a Aqüicultura ainda está muito longe de atingir todo o seu potencial. A pesar de muitas tentativas de introdução das práticas aqüicolas terem acontecido anteriormente, apenas nas últimas décadas este ramo das Ciências Agrárias iniciou um desenvolvimento sério. Este recente incremento da atividade deve-se, principalmente a dois eventos:

1 - A criação do curso de Pós-graduação e posteriormente Graduação em Engenharia de Aqüicultura na UFSC.

2 - A criação da SEAP - PR (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República).

Este curso de Graduação da UFSC é o único do gênero no País uma vez que é o primeiro que confere ao formando o grau de Engenheiro. Não obstante existem cursos superiores e técnicos em Aqüicultura espalhados pelo Brasil. O curso foi criado em dezembro de 1998, com a primeira turma iniciando em março de 1999, e oferece infra-estrutura moderna, laboratórios de pesquisa bem equipados, diversas oportunidades de estágio, pesquisa e extenção, além de contar com um currículo multí disciplinar que prepara o aluno para o mercado de trabalho. O perfil do profissional formado por este curso é voltado para o aproveitamento racional dos recursos aqüícolas, promovendo o cultivo sustentável de organismos aquáticos, em ambiente marinho e continental, assim como no beneficiamento da produção aqüícola. Podemos assim desenvolver a atividade de maneira a conseguir produzir alimento e gerar renda em todos os níveis sócio-econômicos.

Espero ter esclarecido um pouco sobre a minha profissão, que infelizmente ainda é um pouco obscura, e também despertado a curiosidade de todos os que visitarem o blog. Prometo que escreverei mais sobre este e outros assuntos, além de que eu e a Andréa traremos mais notícias e informações interessantes.

Um abraço a todos.