sábado, 1 de março de 2008

Olá, amigos.

Esta é minha primeira postagem no blog (as anteriores são de autoria da Andréa), por tanto vamos às apresentações. Meu nome é Victor e sou Engenheiro de Aqüicultura, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também formou-se a Andréa, co-autora do blog.

Este espaço que criamos tem por objetivo popularizar a atividade aos não letrados na área, divulgar notícias e eventos para os profissionais da Aqüicultura, além de promover a troca de opiniões a respeito deste assunto.

Mas o que, afinal, é Aqüicultura?

Segundo a FAO (FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS),
Aqüicultura é o cultivo de organismos aquáticos mediante a intervenção do homem no processo de criação para aumentar a produção, em operações como reprodução, estocagem, alimentação, proteção contra predadores, etc.” A atividade é, por tanto, estratégica para a segurança alimentar da população humana.

No Brasil a Aqüicultura ainda está muito longe de atingir todo o seu potencial. A pesar de muitas tentativas de introdução das práticas aqüicolas terem acontecido anteriormente, apenas nas últimas décadas este ramo das Ciências Agrárias iniciou um desenvolvimento sério. Este recente incremento da atividade deve-se, principalmente a dois eventos:

1 - A criação do curso de Pós-graduação e posteriormente Graduação em Engenharia de Aqüicultura na UFSC.

2 - A criação da SEAP - PR (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República).

Este curso de Graduação da UFSC é o único do gênero no País uma vez que é o primeiro que confere ao formando o grau de Engenheiro. Não obstante existem cursos superiores e técnicos em Aqüicultura espalhados pelo Brasil. O curso foi criado em dezembro de 1998, com a primeira turma iniciando em março de 1999, e oferece infra-estrutura moderna, laboratórios de pesquisa bem equipados, diversas oportunidades de estágio, pesquisa e extenção, além de contar com um currículo multí disciplinar que prepara o aluno para o mercado de trabalho. O perfil do profissional formado por este curso é voltado para o aproveitamento racional dos recursos aqüícolas, promovendo o cultivo sustentável de organismos aquáticos, em ambiente marinho e continental, assim como no beneficiamento da produção aqüícola. Podemos assim desenvolver a atividade de maneira a conseguir produzir alimento e gerar renda em todos os níveis sócio-econômicos.

Espero ter esclarecido um pouco sobre a minha profissão, que infelizmente ainda é um pouco obscura, e também despertado a curiosidade de todos os que visitarem o blog. Prometo que escreverei mais sobre este e outros assuntos, além de que eu e a Andréa traremos mais notícias e informações interessantes.

Um abraço a todos.