segunda-feira, 25 de agosto de 2008

E já que é do pescado que depende o meu sustento, este blog está total (!!!!) a favor da 'Semana do Peixe' e durante as duas semanas de duração do evento vamos tentar divulgar ao máximo a campanha!


* O cartaz de divulgação estará ali na barra lateral do blog, logo abaixo so link para o Aquaculture Engineering.com, com acesso ao site do Ministério de Pesca e Aquicultura.



* Serão postados os cartões postais criados especialmente para a campanha.



* E todas as matérias levarão o selo do evento! (Este aí abaixo, que a propósito achei demais, principalmente em outras cores)


Beijosss!! E não esqueçam de comer peixe!!

Semana do Peixe

O evento vai ressaltar os benefícios do consumo de pescado e a facilidade do preparo

'O Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) lança no próximo dia 25 a Semana do Peixe que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o país, com foco na alimentação saudável. Esta é a 5ª edição da Campanha que conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) que coordenarão as ações de promoção de pescados e festivais gastronômicos organizadas por seus afiliados.


Dicas de compra:

A Campanha tem entre seus objetivos mostrar os benefícios à saúde do consumo de peixe, além de prestar informações aos consumidores sobre o que observar na hora da compra. O pescado fresco, por exemplo, deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele, no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça, no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes.

As brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.

Os mariscos só podem ser vendidos vivos e os polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as víceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente.

Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.


Promoções nos supermercados:

Desde 2003 participando da Campanha, a Abras também contribui na organização das ações nos estados através de suas associações regionais, que mobilizam diretamente os supermercados. Tradicionalmente, fornecedores e supermercadistas entram em acordo durante a Semana do Peixe e realizam promoções de pescado. Os descontos atraem mais consumidores aos estabelecimentos dando maior visibilidade à Campanha.


Festivais Gastronômicos:

Em diversas capitais serão promovidos festivais gastronômicos em vários restaurantes, desde os mais sofisticados até os mais populares, com pratos especiais sendo elaborados especialmente para a Semana do Peixe. Alguns estabelecimentos também darão descontos em pratos com frutos do mar. Os festivais ocorrerão no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte e Goiânia.


Consumo deve ser de 12kg/ano:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. No Brasil, no entanto, essa medida está por volta de 7 Kg/ano. Ao lançar o plano “Mais Pesca e Aqüicultura”, o Ministério da Pesca traçou como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante. Com uma costa marítima em torno de 8,5 mil Km, além de vários reservatórios propícios para o cultivo em cativeiro, o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado que nos próximos quatro anos deverá aumentar em cerca de 40%.


Alimentação escolar:

A Semana do Peixe destaca ainda para os consumidores o alto valor nutritivo do pescado, essencial para o ser humana e principalmente para o desenvolvimento das crianças. Essa característica do produto levou o governo federal a desenvolver um programa de inclusão do pescado na alimentação escolar. O projeto piloto já está sendo implantado em vários municípios de Pernambuco. Devido a suas peculiaridades, foi necessário um trabalho preparatório para incluir o pescado na alimentação escolar. Merendeiras, nutricionistas, pescadores artesanais, aqüicultores e servidores municipais da área de educação passaram por uma capacitação para que o produto tenha um tratamento adequado para ser servido.

O treinamento abrangeu desde a pesca e cultivo em cativeiro, passando pela conservação e indo até o preparo para que o pescado tenha a mesma aceitação entre as crianças como as carnes bovinas e de frango, por exemplo.


Estruturação da cadeia produtiva:

Em vários estados, durante a Semana do Peixe, pescadores e aqüicultores comercializam suas produções diretamente com os consumidores finais. A aproximação dos pescadores e aqüicultores com os consumidores é uma das metas do Ministério da Pesca e Aqüicultura que está implantando no país Terminais Pesqueiros Públicos (TPP) e Centros de Integração da Pesca Artesanal (CIPAR). Essa infra-estrutura vai permitir que os pescadores, tanto artesanais quanto da pesca oceânica, tenham local apropriado para desembarcar o pescado com todas as condições necessárias de higiene no manuseio e conservação do produto. O plano “Mais Pesca e Aqüicultura” prevê a construção de 20 terminais pesqueiros e 120 CIPARs até 2011.'

Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Mais une rouille d'huître ? Quelle horreur!

Em meados de julho os produtores de ostra da França começaram a reclamar que seus moluscos mais novos, com idade entre um e dois anos, estavam sendo descartados, com uma mortalidade de 40% a 100%.

A França é o principal produtor de ostras da Europa, e fornece ao mercado cerca de 130.000 toneladas anuais. Também são os maiores consumidores: média de 50 ostras por pessoa/ano.


Como uma ostra vive de três a quatro anos, os produtores estão prevendo um fornecimento normal do molusco ao mercado francês para este inverno e o próximo, mas para 2010, a colheita será menor e com um custo de produção maior.


"Nós nunca vimos nada como isto, não em tão grande escala. Causa uma certa emoção quando você vê animais, até mesmas ostras, morrendo deste jeito. Estamos todos com medo”. Joseph Costard - Presidente da Associação de Produtores, que representa todos aqueles ao longo da Costa do Atlântico, de Mont St. Michel na Normandia, até a borda da Bélgica.

Agora, uma equipe do Instituto Francês de Pesquisas Marinhas Ifremer, descobriu a terrível causa da mortalidade em massa: as ostras mais novas estavam tão ocupadas desenvolvendo seus órgãos sexuais que negligenciaram o desenvolvimento para resistência ao Herpe-vírus tipo 1 da ostra.

Em detrimento das condições climáticas, com um inverno quente e uma primavera chuvosa, os níveis de plâncton aumentaram substancialmente, as ostras se alimentaram extremamente bem e gastaram bastante energia no seu desenvolvimento gonadal ao invés de acumularem reservas energéticas, tornando-se suscetíveis ao OsHV-1.

Não há cura para o vírus. Talvez uma seleção genética com as ostras que sobreviveram e que talvez sejam resistentes ajude no futuro. Ou talvez seja melhor torcer para que o próximo inverno e primavera não sejam tão favoráveis e molhados.

domingo, 17 de agosto de 2008

Novas Oportunidades!

Vários cargos disponíveis!

Category: Processing
Company Name: The National Prawn Company
Country: Saudi Arabia
Location of Job: worldwide locations
Closing Date: Sep 30, 2008


Description of Job:
The National Prawn Company is the world’s largest fully integrated desert aquaculture project at present producing approximately 15,000 tonnes of Shrimp per annum. The Company is a true global leader and at present employs over 2300 plus employees by twenty three nationalities. The Company is in a significant expansion period and in order to diversify and expand it’s business interests across the globe, it is looking for highly motivated and successful professionals with proven track records for the following positions:

PROCESSING PLANT MANAGER – SAUDI ARABIA (CODE:PPM-AJ)
We are seeking a dynamic seafood processing professional whose core competency is the management of a sophisticated technological production plant. The candidate will be expected to provide constant innovative ideas in improving productivity, reducing expenses and utilization of new technology. He will also be expected to ensure that the senior management’s production vision is fully implemented. He will need to work on the floor and in the office and requires a flexible attitude in order to ensure that production can complement the requirements from an ever changing market environment.

The ideal candidate for this position should have:
• A Master degree in management / Production Engineering / Bio Sciences• Experience of independently running a shrimp / frozen food plant for over 12 years• Knowledge of ISO, HACCP, SQF & EU directives, with keenness towards quality• Knowledge of the Engineering & Technology aspects including shrimp head rendering plant• Ability to work with a multinational workforce and excellent interpersonal skills

OPERATIONS MANAGER- VIETNAM (CODE:OMV-AJ)
The candidate for this position would be required to manage the company’s off-shore operations in Vietnam. Currently, this will consist of managing our representative office, overseeing our interests in a seafood processing plant, which we currently utilize, managing our other activities such as product importing, exporting and cold storage. This operation works both as an extended arm of our processing facilities and as a stand-alone profit center.

The appropriate person for the position should be:
• Preferably a science graduate with 10 years or more of experience in Vietnam• Should have proven Vietnamese operational seafood experience• An understanding of product quality current hygiene standards and any of ISO, HACCP & EU Directives is highly desirable• Excellent inter-personal and communication skills, both in English and Vietnamese are essential.• An understanding of Vietnamese import and export documentation system is highly desirable• Superior Computer knowledge would be highly desirable in the discharge of his functions of reporting and presenting data.

REGIONAL BRAND MANAGER – EUROPE (CODE:BME-AJ)
We are in search of a dynamic Sales Professional, from the FMCG sector, with sound knowledge of seafood or other protein foods. Experience in both fresh, frozen and Value Added product categories are mandatory. Ideally, he should be a Graduate with an MBA and 10 years of experience in establishing and subsequently handling Super/Hypermarket and food service accounts. The main function will be to initiate improve on and then manage specific distribution networks in Europe and look for additional sources of revenue generation.
The successful candidate will be a highly motivated individual who will work in tandem with the head office marketing team. He should also be an innovator who should constantly be in quest of developing his brand. Superior communication, analytical and computer skills are mandatory for the position. This person would be operating out of England, however regular travel to other European countries will be required. Knowledge of an additional language and previous other EU market experience is highly desirable.

MANAGER – FISH PROJECT (CODE: MFP-AJ)
We seek a professional from the aquaculture industry, whose endeavors in culturing multiple marine tropical species of fish, have met with successes. Sufficient exposure in developing and managing a coastal aquaculture farming operations is absolutely essential. Knowledge of culturing species like sea cucumber, Bivalves & sea weed, would give him an edge. He should also possess adequate knowledge of market demand trends and be able to identify commercially viable varieties, which can be easily cultured in the gulf region.

The ideal requirements from the right candidate for the position, are:
• Aquaculture Engineering with a MBA and developed & managed bigger fish operations.• Technically sound knowledge & Experience in flow through and re-circulated marine fish farming and fry production.• Knowledge of HACCP, EU Directives, FAO (Codex Alimentarius)• Practical and outcome focused approach. Act as a motivator and a leader for his team• Ability to get along with multi ethnic and multinational workforce• Possess excellent inter-personal and communication & Report writing skills in English

Contact Information:
The National Prawn Company offers an excellent work environment congenial to professional growth. For those positions which are located at site and whose incumbents intend to live with their families in the Kingdom, Jeddah the nearest city, have international schools and secured western residential compounds, having all the necessities of modern life available. If you feel you have the ability to accept this challenge, please email CVs containing photograph to: hrd-npc@robian.com.sa or fax +966-7-7329000.
The last date for receiving applications is 30th September 2008. Please do mention the job code of the position that you are applying for in the subject matter of the mail. Please do pay us a visit at: http://www.robian.com.sa

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Inovações na Ostreicultura Portuguesa.

A região de Alvarge em Portugal já tem o seu primeiro restaurante exclusivamente dedicado a ostra. O conceito é experimentar o molusco de várias maneiras: básica - ao natural, e mais elaboradas com receitas extravagantes.




Em destaque, região de Algarve (primeira imagem) e o município de Tavira (segunda imagem).


O empreendimento é da empresa 'A vida é Bela' que após atuar em diversas áreas, resolveu ingressar na gastronômica. O espaço está situado no município de Tavira, nos jardins do hotel Vila Galé Albacora, e tem vista privilegiada para o local onde é produzida: a Ria Formosa.




Ria Formosa - Portugal.



Apostando no futuro, a empresa adquiriu um cultivo de ostras e garante que só utiliza bivalves produzidos pelos maricultores da região. O objetivo é democratizar o consumo do molusco, comumente associado à classe social alta, e aumentar a exportação dos produtos 'made in Ria Formosa'.


A empresa tem o interesse de expandir o mercado das ostras portuguesas, já muito apreciadas pelos franceses que pagam caro por elas:


- "Quando estava em Arcachon, cheguei à conclusão de que as ostras mais caras eram as que eles chamavam les portugaises. Vim a descobrir que eram assim apelidadas porque eram criadas na Ria Formosa." António Quina, da empresa 'A vida é Bela'



Também quer mostrar aos produtores locais formas de agregar valor ao molusco, e para isso coordenam viagens para os principais pólos consumidores, como Liboa e França, onde aprendem as especificidades e tratamentos diferenciados dados à ostra.


Além disso propõem inovações como forma de atrair turistas à região, ao mostrar como as ostras são produzidas e proporcionar uma refeição bem elaborada e com requintes gastronômicos.



--------------


Festival 'Aqui há ostra!'



Entre os dias 25 - 27 de julho foi realizada pela Cooperativa Formosa -Cooperativa de Viveiristas da Ria formosa e a Câmara Municipal de Tavira o primeiro festival da ostra - 'Aqui há ostra!'.

Semelhante aos já tradicionais eventos - Festival do Marisco e a Vila de Amêijoas - o festival é outra ação de marketing para divulgar as ostras produzidas em Ria formosa e formar um roteiro turístico dos bivalves na região.

Para ler esta matéria em inglês, clique aqui!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Entrevista!!!

Eu e o Victor a um tempinho atrás fomos procurados pela querida Maria Lúcia, jornalista do site dos funcionários da empresa IBM, para escrevermos sobre o nosso curso de formação, Engenharia de Aquicultura, para a coluna de vestibular.


A entrevista foi publicada esta semana, mas como o site é direcionado para funcionários e exige um login e senha para entrar achei que não conseguiria publicá-la aqui no Blog.

Entrei novamente em contato com a Lúcia que me informou que a entrevista também seria publicada em outros sites da Escola 24hrs, administradora do site da IBM, incluindo o IG Educação, portal que permite o acesso de todos os interessados.



Este é o link da entrevista! -> http://www.igeduca.com.br/vestibular/profissionais-de-sucesso/engenharia-de-aquicultura-um-novo-ramo-da-engenharia.html

Espero que tenhamos representado bem a nossa classe. Fizemos o possível para transmitir o que realmente é o curso, nossa atribuições e o mercado de trabalho!


Grande abraço, desta vez em especial para todos companheiros Engenheiros de Aquicultura! =)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Criação do Ministério de Aquicultura e Pesca!

Na cerimômia de lançamento do 'Plano Nacional de Aquicultura e Pesca', o presidente Luis Inácio Lula da Silva anunciou a transformação da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SEAP) em Ministério da Aquicultura e Pesca, o que dobrará o número de funcionários e também o orçamento destinado à área.


Entrevista no Estúdio Rural desta terça-feira, dia 29/07, onde Ana Amélia Lemos conversa com o ministro da Pesca, Altemir Gregolin. Ele fala sobre o lançamento do Plano Nacional da Pesca, que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão no setor:

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aquicultura deve dobrar produção para atender demanda!

Especialistas predizem que as fazendas de cultivo de peixes da Austrália deverão dobrar sua produção dentro de sete anos para conseguir atender a demanda.


Mais de 1500 criadores, cientistas, indústrias de processamento e de transporte de aproximadamente 40 países estão na Australasian Aquaculture Conference, em Brisbane.

Craig Foster, do Conselho Nacional de Aquicultura, diz que o cultivo de peixes pode ter um papel importante na produção de pescados ao diminuir a pressão de captura sobre o estoque de peixes selvagens, e que ainda criam oportunidades de trabalho em áreas regionais.

Para atender a alta demanda de pescado na Austrália, o pólo industrial produtivo será transferido para a região norte e oeste do país, com previsão de dobrar a produção que atualmente movimenta cerca de $793 milhões, dentro da próxima década.

Espera-se que espécies como 'Yellowtail kingfish' (Seriola lalandi), 'Barramundi' (Lates calcarifer) e o Salmão da Tasmania (Salmo salar) liderem o mercado.



Australasian Aquaculture - Conferência 2008

Data: 3 - 6 agosto/2008

Local: Centro de Convenções e Eventos de Brisbane, Queensland


O Australasian Aquaculture 2008 é uma conferência internacional , mostra de comércio e uma série de eventos associados do National Aquaculture Council, do segmento 'Asian Pacific' do World Aquaculture Council e da Australian Prawn Farmers Association.