O evento vai ressaltar os benefícios do consumo de pescado e a facilidade do preparo
'O Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) lança no próximo dia 25 a Semana do Peixe que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o país, com foco na alimentação saudável. Esta é a 5ª edição da Campanha que conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) que coordenarão as ações de promoção de pescados e festivais gastronômicos organizadas por seus afiliados.
Dicas de compra:
A Campanha tem entre seus objetivos mostrar os benefícios à saúde do consumo de peixe, além de prestar informações aos consumidores sobre o que observar na hora da compra. O pescado fresco, por exemplo, deve ser úmido, firme e sem manchas estranhas na pele, no caso dos peixes e moluscos, ou na carapaça, no caso dos crustáceos. Os olhos devem estar brilhantes e salientes.
As brânquias devem estar úmidas, brilhantes e com cor entre o rosa e o vermelho intenso. Os crustáceos devem ter a cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça.
Os mariscos só podem ser vendidos vivos e os polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as víceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente.
Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.
Promoções nos supermercados:
Desde 2003 participando da Campanha, a Abras também contribui na organização das ações nos estados através de suas associações regionais, que mobilizam diretamente os supermercados. Tradicionalmente, fornecedores e supermercadistas entram em acordo durante a Semana do Peixe e realizam promoções de pescado. Os descontos atraem mais consumidores aos estabelecimentos dando maior visibilidade à Campanha.
Festivais Gastronômicos:
Em diversas capitais serão promovidos festivais gastronômicos em vários restaurantes, desde os mais sofisticados até os mais populares, com pratos especiais sendo elaborados especialmente para a Semana do Peixe. Alguns estabelecimentos também darão descontos em pratos com frutos do mar. Os festivais ocorrerão no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte e Goiânia.
Consumo deve ser de 12kg/ano:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. No Brasil, no entanto, essa medida está por volta de 7 Kg/ano. Ao lançar o plano “Mais Pesca e Aqüicultura”, o Ministério da Pesca traçou como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante. Com uma costa marítima em torno de 8,5 mil Km, além de vários reservatórios propícios para o cultivo em cativeiro, o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado que nos próximos quatro anos deverá aumentar em cerca de 40%.
Alimentação escolar:
A Semana do Peixe destaca ainda para os consumidores o alto valor nutritivo do pescado, essencial para o ser humana e principalmente para o desenvolvimento das crianças. Essa característica do produto levou o governo federal a desenvolver um programa de inclusão do pescado na alimentação escolar. O projeto piloto já está sendo implantado em vários municípios de Pernambuco. Devido a suas peculiaridades, foi necessário um trabalho preparatório para incluir o pescado na alimentação escolar. Merendeiras, nutricionistas, pescadores artesanais, aqüicultores e servidores municipais da área de educação passaram por uma capacitação para que o produto tenha um tratamento adequado para ser servido.
O treinamento abrangeu desde a pesca e cultivo em cativeiro, passando pela conservação e indo até o preparo para que o pescado tenha a mesma aceitação entre as crianças como as carnes bovinas e de frango, por exemplo.
Estruturação da cadeia produtiva:
Em vários estados, durante a Semana do Peixe, pescadores e aqüicultores comercializam suas produções diretamente com os consumidores finais. A aproximação dos pescadores e aqüicultores com os consumidores é uma das metas do Ministério da Pesca e Aqüicultura que está implantando no país Terminais Pesqueiros Públicos (TPP) e Centros de Integração da Pesca Artesanal (CIPAR). Essa infra-estrutura vai permitir que os pescadores, tanto artesanais quanto da pesca oceânica, tenham local apropriado para desembarcar o pescado com todas as condições necessárias de higiene no manuseio e conservação do produto. O plano “Mais Pesca e Aqüicultura” prevê a construção de 20 terminais pesqueiros e 120 CIPARs até 2011.'
Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA