quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Inovações na Ostreicultura Portuguesa.

A região de Alvarge em Portugal já tem o seu primeiro restaurante exclusivamente dedicado a ostra. O conceito é experimentar o molusco de várias maneiras: básica - ao natural, e mais elaboradas com receitas extravagantes.




Em destaque, região de Algarve (primeira imagem) e o município de Tavira (segunda imagem).


O empreendimento é da empresa 'A vida é Bela' que após atuar em diversas áreas, resolveu ingressar na gastronômica. O espaço está situado no município de Tavira, nos jardins do hotel Vila Galé Albacora, e tem vista privilegiada para o local onde é produzida: a Ria Formosa.




Ria Formosa - Portugal.



Apostando no futuro, a empresa adquiriu um cultivo de ostras e garante que só utiliza bivalves produzidos pelos maricultores da região. O objetivo é democratizar o consumo do molusco, comumente associado à classe social alta, e aumentar a exportação dos produtos 'made in Ria Formosa'.


A empresa tem o interesse de expandir o mercado das ostras portuguesas, já muito apreciadas pelos franceses que pagam caro por elas:


- "Quando estava em Arcachon, cheguei à conclusão de que as ostras mais caras eram as que eles chamavam les portugaises. Vim a descobrir que eram assim apelidadas porque eram criadas na Ria Formosa." António Quina, da empresa 'A vida é Bela'



Também quer mostrar aos produtores locais formas de agregar valor ao molusco, e para isso coordenam viagens para os principais pólos consumidores, como Liboa e França, onde aprendem as especificidades e tratamentos diferenciados dados à ostra.


Além disso propõem inovações como forma de atrair turistas à região, ao mostrar como as ostras são produzidas e proporcionar uma refeição bem elaborada e com requintes gastronômicos.



--------------


Festival 'Aqui há ostra!'



Entre os dias 25 - 27 de julho foi realizada pela Cooperativa Formosa -Cooperativa de Viveiristas da Ria formosa e a Câmara Municipal de Tavira o primeiro festival da ostra - 'Aqui há ostra!'.

Semelhante aos já tradicionais eventos - Festival do Marisco e a Vila de Amêijoas - o festival é outra ação de marketing para divulgar as ostras produzidas em Ria formosa e formar um roteiro turístico dos bivalves na região.

Para ler esta matéria em inglês, clique aqui!