quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cultivos de algas ameaçam corais

Algas das espécies Kappaphycus alvarezii e Eucheuma denticulatum foram introduzidas a nível comercial em 20 países ao redor do mundo, num esforço de motivar comunidades pobres presentes em áreas costeiras dos trópicos a cultivarem algas e adquirirem uma fonte extra de renda; infelizmente o resultado geral foi um fracasso. No sul da Índia, por exemplo, a k. alvarezii invadiu a Reserva de Biosfera do Golfo de Manmar, cobriu os recifes de corais e dizimou colônias inteiras.

Estas espécies de algas são denominadas 'duras', já que não são consumidas por animais marinhos, e cultivadas exclusivamente para a extração da carragena, algutinante utilizado em inúmeros produtos alimentícios. Hoje em dia, são produzidas cerca de 120mil toneladas por ano nas Filipinas e Indonésia, países de origem dessas espécies.


E. enticulatum e K. alvarezii respectivamente


A introdução das algas no Havaí se deu a 30 anos atrás por um professor da Universidade do Havaí, Max Doty, criador de técnicas de cultivo que foram exportadas para o resto do mundo.

Hoje, o país sofre com a infestação das duas espécies, que com um crescimento de 7% ao dia se espalharam pelo litoral, cobrem recifes de corais, espantam peixes e destroem a fauna bentônica da região.


Recife de corais mortos
O crescimento descontrolado das algas é resultado de um projeto mal planejado e executado, onde os fatores culturais da região e a integração da iniciativa pública e privada não foram levadas em conta. Sem ter para quem vender ou recebendo valores baixíssimos pelo kilo das algas, a maioria dos produtores abandonaram seus cultivos que hoje crescem livremente tornando-se uma das maiores preocupações ambientais no Havaí.

Recife em fase de destruição pelo crescimento desenfreado de algas

Na luta contra a degradação dos recifes de corais, a Universidade, o Estado e a Nature Conservancy inventaram os Super Suckers, aspiradores aclopados a Catamarãs que sugam até 1,3 toneladas de algas por dia.
-"No estágio atual precisaríamos de 10 anos para limpar esta baía", disse Brian Hauk, supervisor governamental de espécies aquáticas invasoras.

'Super Sucker' e Mergulhador removendo as algas presentes no recife de corais, através do Super Sucker

Para ler esta matéria em inglês, clique aqui!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

FAO faz parceria para ampliar a Aquicultura no Brasil!

O representante da FAO no Brasil, José Tubino, apresentou ao governador do Paraná um projeto de desenvolvimento da aquicultura no estado que visa um crescimento de 30% da produção nos próximos três anos (a produção atual é de 17 mil ton/ano).

O projeto prevê a legalização das atividades de pesca e maricultura como forma de fortalecer a classe trabalhadora e dar mais segurança aos consumidores; também o desenvolvimento sustentável da atividade aliado aumento de renda e mão-de-obra qualificada.

“O Estado já é o celeiro agrícola e poderá ser o grande produtor de peixes e mariscos. Rios, barragens e o litoral se tornarão locais melhor estruturados, com qualidade reconhecida do produto e distribuição garantida”. Tubino

Durante a execução, o projeto contará com o apoio da SEAP e de universidades estaduais.

Alguns municípios do estado já veêm se destacando na área aquícola, como é o caso de Nova Aurora, onde recentemente foi instalado um frigorífico com capacidade de armazenamento para 5 mil ton/ano que será utilizado pela empresa Copacol, conhecida nacionalmente por produtos a base de carnes bovina e avícola, para distribuição de pescado produzido em fazendas próximas à região.
.
.
Para ler esta matéria em inglês, clique aqui!

sábado, 26 de julho de 2008

'Acupuntura em peixes' aumenta o sabor do sushi no Japão

Na 'Japan Internation Seafood Show' - feira de frutos do mar realizada esta semana em Tóquio, uma nova técnica surpreendeu e atraiu a atenção dos visitantes: a Acupuntura em peixes!



Toshiro Urabe, presidente da empresa de logística Osakana Kikaku desenvolveu uma técnica que usa a acupuntura para paralisar peixes e facilitar o seu transporte. Uma simples picada de agulha paralisa o centro nervoso do animal, que passa a respirar menos.

"Restaurantes de sushi que não disponham de tanques especiais para manter os peixes vivos nos estabelecimentos podem receber o pescado ainda vivo numa simples caixa de isopor e prepará-lo diante dos clientes". Urabe



Como a preferência no preparo de sushi e sashimi é para peixes frescos, o transporte dos animais ainda vivos é algo comum no Japão, feito em caixas especiais que recebem um suprimento de oxigênio ou, em alguns casos, certas substâncias químicas. O grande problema é o seu custo e trabalho que dispende.

Esta nova ténica, conhecida como Kaimim Katsugyo, já foi patenteada no Japão e nos Estados Unidos e promete a paralisação do peixe sem o uso de substâncias químicas, método que se for realmente eficiente será mais prático, barato e responsável!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Aquicultura na Toscana - Parte II

Gente, eu tentei por três dias mas não consegui postar o segundo vídeo do documentário sobre a aquicultura na região da Toscana, então vou colocar apenas o endereço da página do youtube onde ele se encontra:

http://www.youtube.com/watch?v=1xFuPMVHymY&eurl=http://www.orkut.com.br/FavoriteVideos.aspx?uid=7483288563076543202

Desculpem!!

Beijo a todos!! =)

terça-feira, 22 de julho de 2008

Queria dar as boas vindas aos novos visitantes do site, muitos deles de outros estados e países!

Quando montei o blog achei que a maioria das visitas seriam de pessoas de Santa Catarina, principalmente do curso em que me formei, Engenharia de Aquicultura, mas hoje fiquei surpresa ao ver que no novo contador do blog, das treze visitas registradas, 10 foram de pessoas fora do estado de Santa Catarina, sendo uma de Portugal!

Acho muito rico este intercâmbio de conhecimento e espero não só passar informações, mas também receber, que vocês que buscam informação aqui também mandem notícias interessantes sobre aquicultura!

Deixem comentários, críticas e sugestões!!! É assim que sabemos se o conteúdo está de acordo com o que procuram!

E também vamos começar a escrever os Posts não só em português, mas também em inglês, para abrangir uma parcela maior de interessados.

É isso, obrigada a todos e um grande abraço!! =)

sábado, 19 de julho de 2008

Gostaria de aproveitar e comentar sobre o novo logo do Engenharia de Aquicultura.blogspot.com que foi gentilmente cedido pela também engenheira de aquicultura Camilla N. Oda, idealizadora e fundadora da SEMAQUI - Semana Acadêmica da Engenharia de Aquicultura, evento que realiza durante os dias 10-14 de novembro de 2008 sua VI edição.



E lembrar que este site disponibiliza espaço para todos profissionais e estudandes que atuam na Aquicultura e em áreas relacionadas, para divulgar os trabalhos que desenvolvem, pesquisas, oportunidades de emprego e eventos.

Um abraço!! =)

Aquicultura na Toscana - Parte I

Como prometido vou postar hoje a primeira parte do documentário sobre a Aquicultura na região da Toscana; para quem procurar outros vídeos, no meu perfil do orkut tem alguns que selecionei do youtube.com:
O vídeo comenta sobre o início da aquicultura no mundo e seu desenvolvimento na Toscana, principais espécies utilizadas, sistemas de cultivo e controle da produção, onde a ênfase na qualidade do produto e a sustentabilidade ambiental tornaram os produtos aquícolas 36% do total de pescados consumos atualmente na região.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sessão de vídeos!

Já que uma imagem vale mais que mil palavras, quatro vídeos sobre áreas distintas da Aquicultura:

- Desova artificial da Truta Arco-íris;

- Confecção de filtro para aquário utilizando garrafa PET;

- Desova de Mexilhões;

- Programa de reprodução do esturjão.

Amanhã terá a primeira parte do documentário sobre a Aquicultura na região da Toscana.

Um abraço a todos! =)

Desova artificial de Truta arco-íris

Imagens de uma desova artificial de truta arco-íris, na Piscicultura Truta Azul em Urubici, Santa Catarina:

Confecção de um filtro para aquário com garrafa PET!

Como confeccionar um filtro para aquário com pouco material e sem gastar muito.

Desova de Mexilhão!

Esturjão - Programa de Reprodução

Discovery-News.com: Em Maryland, biólogos esperam que uma fêmea adulta de Esturjão possa ajudar a reconstituir as populações locais.


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Oportunidades em Aquicultura!

Assistant farm Mananger

Company Name: W.J. Aquaculture Inc.
Country: United States
Location of Job: Tamaqua, PA U.S.A.

Implement daily tasks including: water testing, harvesting, shipping, feeding, maintain water quality, grading, moving fish, repairs to pumps, plumbing, electrical, maintain facility and grounds, assist with building projects, day to day operations, variable work schedules, must be able to lift and handle commodities as well as working long and varied hours. Strong skill in organization and self motivation. Must be able to reach goals in work duties and production.

QualificationsA.S.or B.S. in Aquaculture related field. Experience in fish farm operations including repair and maintenance of mechanical plumbing and electical systems. Basic understanding of fish biology, water chemistry and record keeping. Ability to follow written and oral directions. Must have a valid drivers license. Ability to manage employees and achieve weekly and monthly goals. Must present updates and progress reports weekly.

Contato: William Varano; Phone:570-386-4493; Email:varano@ptd.net

-------------
Koi and Goldfish production

Company Name: Blackwater Creek Koi Farms Inc
Country: United States
Location of Job: NW Florida
40 acre government built facility with excellent rearing conditions. Northwestern Florida (Blountstown). Production in ponds of koi and goldfish for the ornamental market. Assist in all aspects from breeding to packing. Great atmosphere, profit sharing, 401k, and lots of job satisfaction. Very unique fish, highly interesting work.
QualificationsFour years production experience with freshwater pond culture techniques. Prior work with koi is highly desireable. Must be USA citizen or already legal to work in the USA.

Contato: Joe Pawlak; Phone: 352-217-5518; Email:greatkoi@aol.com

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Desculpem pela falta de novos posts, estive ocupada com alguns projetos este mês, mas estou indo para o litoral paulista esta semana e prometo voltar com novidades!

Por enquanto fica um vídeo sobre cultivo de mexilhão no sul do Chile:




Boa semana!!!