domingo, 12 de outubro de 2008

Criação de Ecoparque em antiga estãção Aquícola

A Câmara do município de Vila do Conde, Portugal, quer transformar sua antiga Estação Aquícola num parque verde, vocacionado para a educação ambiental e energias renováveis. O projeto já está pronto e o ministro da Agricultura gostou da idéia e prometeu ceder o espaço.

"Foi a primeira Estação Aquícola do país. A idéia agora é recuperar o espaço e criar ali algo que mantenha a sua memória", explica Sara Lobão, engenheira que acompanha o projeto, da autoria do arquitecto Maia Gomes.

Nos 20 mil metros quadrados da estação, outrora dedicada à criação de peixes de água doce, num espaço verde privilegiado à beira-rio, será criado um ecoparque, o primeiro no país vocacionado, especificamente, para a educação ambiental e divulgação de tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável.


O edifício principal que hoje abriga apenas uma divisão da Direção-Geral das Florestas, será ampliado e terá áreas de estudo e pesquisa aquícola e um fluviário, que contará a história da aquacultura no rio Ave. No 1.º andar, ficará um pólo de microempresas dedicadas às energias renováveis.


No exterior, serão mantidos e recuperados os tanques, repovoados com as mesmas espécies - salmão, truta, sável, carpa - que, durante mais de meio século, foram criadas no local. Do parque, com quase 18 mil metros quadrados de área verde, faz parte uma zona de lazer para os mais novos com uma "casa da árvore", um multiusos para exposições e uma área educativa.


Numa visita recente a Vila do Conde, o ministro da Agricultura, Jaime Silva, foi conhecer o projeto e prometeu passar os terrenos para o Município, em breve, a fim de permitir a candidatura do projeto, orçado em oito milhões de euros, à segunda fase do QREN, que termina no dia 20. No futuro, explicou ainda Sara Lobão, a ideia é que o projeto seja "sustentável", pelo que a Câmara optará por uma parceria público-privada, e tem já um parceiro interessado.

Fonte: Jornal de Notícias

------------------

Os próximos Posts trarão imagens e um pouco da história desta Estação Aquícola, a primeira construída em Portugal.