segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Estação Aquícola do Rio Ave - Vila do Conde


"Como é sabido foi decretada a creação de uma estação aquícola em Villa do Conde , estabelecimento da maior vantagem , não só para aquella localidade , como para o norte do paiz .O ante-projecto da estação foi elaborado pelo distincto engenheiro Sr. Manoel de Souza Machado Junior , que n´esse trabalho se houve com uma competencia comprovadora dos seus meritos .A estação referida apenas importara em 3.000.00 reis , e a sua utilidade reconhecer-se- ha sabendo-se que ella tratará não só de peixes d´agua dôce , como dos de agua salgada .Foi , portanto , um acto de verdadeira justiça praticado pelo ex-ministro das obras publicas sr. Conselheiro Bernardino Machado , creando uma estação aquicola em Villa do Conde , localidade , que pelas suas condições está perfeitamente apta para um estabelecimento d´aquella natureza".


'Nesta fotografia, vemos um enorme tanque coberto, onde a água entrava por canos grandes, e na saída essa água ao longo de um caneiro, alimentava os diversos tanques (estes com peixes), divididos entre grandes e pequenos'.



A água para o funcionamento da estação era fornecida diretamente do rio por duas rodas hidraulicas durante o inverno , e por uma bomba centrifuga e por um motor a vento que a elevam de um poço no verão quando a temperatura da agua do rio não permitia o emprego das rodas hidraulicas. A água era levada pelos motores para dois depósitos de alvenaria que garantiam o abastecimento e donde saía depois de filtrada. Um dos depósitos é um tanque que fica do lado esquerdo do que se pode ver na foto, mas porque se encontra ao nível do solo, não é mostrado na fotografia. Nos anos cinquenta ele servia para criação de dáfnias, microrganismos que constituem parte da alimentação dos pequenos peixes.
.
.
Fonte: Os textos e fotos foram retiradas do site http://carioca-carioca.blogspot.com/2008_02_01_archive.html.
Este site preza pela ética e propriedade intelectual.